ventosaterapia

Ventosaterapia

A Ventosaterapia é uma técnica milenar, muito usada pelo povo egipcio e chines, na China foi, na medicina chinesa ( MTC ) é usada por a ventosa através da sucção, aumenta a circulação sanguínea na área utilizada e com isso há uma liberação de toxinas no sangue que contraimos através de alguns alimentos ou outros poluentes. isso então deixando saudável o músculo ou víscera utilizado pela ventosa. Com a maior circulação sanguínea e a liberação das toxinas a área utilizada aumenta sua flexibilidade.

Também utilizada em forma de massagem para liberação dos poros e de nutrientes no tecido, assim ativando o sistema linfático e sanguíneo e eliminando edemas, recuperando com mais eficácia o tecido muscular.

Na medicina ocidental a ventosaterapia é usada nos tempos modernos, muito usada para liberação do tecidos moles e músculos esqueléticos, hoje em dia é uma ferramenta muito importante para a liberação miofascial, auxilia na recuperação muscular tanto por fadiga quanto por lesões, além de evitar lesões, usada em tarefas no fortalecimento muscular e até em pós operatórios. A ventosaterapia já se mostrou eficaz para o alívio de dores, no sistema circulatório, melhora da função intestinal, lombalgias, ciatalgias, cervicalgias, e até na estética hoje é bem usada, para gordura localizada e redução de celulites. Entre outras patologias.

A ventosaterapia ficou popularmente conhecida pelo uso de atletas de alta performance, na olimpíadas de 2006,no Rio De Janeiro que foi mais disseminada para o grande público, com as marcas que a ventosa pode deixar no local aplicado, deixando claro que tais marcas, não é uma regra, em diversos casos não acontece.

Contra indicações

Não é indicado usar essa terapia nos seguintes casos:

  • Febre
  • Feridas abertas
  • Tromboses
  • Hemorragias internas ou externas
  • Fraturas

Sempre procure um profissional habilitado e capacitado para o uso dessa terapia ou outras, a segurança no uso é o mais importante em qualquer terapia ou tratamento.

Compartilhe nas redes sociais:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados